O Subbuteo é uma modalidade de origem britânica
O subbuteo é uma modalidade de origem britânica criada em seguida à Segunda Guerra Mundial. Chamada de “New Footy”, deve seu nome atual a Peter Adolph, ornitólogo que batizou a empresa que produzia o jogo com o nome de uma das suas aves prediletas, a Falco Subbuteo (vulgarmente conhecida como Ógea).
É praticada em um campo de tecido, com figuras instaladas sobre uma base no formato de calota, impelidas por meio de golpes dados pelos dedos dos atletas na base e é relatada como a que mais se assemelha, em todos os sentidos, ao futebol de campo, do qual todas as modalidades pretendem simular.
Foi implantada aqui com o intuito de difundir modalidades brasileiras na Europa e na América do Sul. Isso permitiu a criação de Campeonatos Sul Americanos de Futebol de Mesa, na modalidade 12 Toques e Subbuteo, que era jogado por argentinos e chilenos.
O Subbuteo tem mostrado crescimento sustentado no Brasil, com praticantes no Rio de Janeiro, Sâo Paulo, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará.
Além de participar de todos os campeonatos sul-americanos da modalidade, o Brasil também esteve presente com sua seleção na Copa do Mundo da Bélgica, em 2014, e teve participação de atletas nas categorias individuais nas Copas de 2009 na Holanda, 2014 na Bélgica, 2015 na Itália e 2017 na França.
Autor: Humberto Skavinsky de Alencar