Dadinho 9 x 3
Hoje dentro do espaço do futebol de mesa, a modalidade dadinho 9×3 é uma das mais praticadas e incluída como regra oficial pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM). A prática do dadinho atualmente abrange doze estados do Brasil e é a que mais cresce no país.
O principal palco ainda é o Rio de Janeiro, berço da modalidade, onde desde pequeno, muitos dos atletas jogavam com dadinho branco de números, inclusive quando não o havia, usava-se até grãos de feijão ou milho, em épocas que com certeza a brincadeira do botão com a mesa no chão e com muitos amigos era uma das principais diversões.
O dadinho 9×3 ganha status de modalidade oficial no início dos anos 2000, tanto no Rio de Janeiro quando se oficializa sua federação, como para a CBFM. Em São Paulo, a primeira experiência da modalidade aconteceu em 2011, quando houve o primeiro estadual com uma etapa realizada no Nacional A.C..
Já a partir de 2015, houve uma sequência da modalidade em São Paulo com estaduais e, inclusive, como sede do brasileiro individual no mesmo ano. A partir de 2018 com calendário mais organizado da modalidade, possibilitou o surgimento do estadual individual e, também, do equipes em diferentes etapas ao longo do ano. Este foi o grande passo para incluir diversos clubes e atletas da FPFM na regra dadinho 9×3.
A modalidade apresenta algumas especificidades no que tange a técnica e equipamentos. Diferente do 12 toques, modalidade mais próxima em relação a determinadas características, o dadinho tem a baliza e o tempo de jogo (2 tempos de 7 minutos) menores, o que eleva a dificuldade para grande quantidade de gols. Em relação a técnica, o toque é algo mais fácil, diferentemente do chute, que precisa de grande precisão e leitura do posicionamento do dado, que mede 6mm x 6mm. É comum o dadinho parar de diferentes formas: de “chapa”, de quina, inclinada, etc. E cada forma que o dadinho para, uma quantidade de força e inclinação da palheta é necessária.
Alguns dos pontos fortes da modalidade estão relacionados ao fato de poder jogar ao ar livre, em parques, shoppings, praças. Além disso, uma outra grande atração são os belos times, onde remetem a muitos sonhos futebolísticos dos atletas, geralmente com pins, uso de acrílico madrepérola e nas medidas de altura entre 6 mm e 8 mm, grau 11 e largura de 60 mm.
Autor: Marcos Braga (Wilow)