Modalidade internacional mais difundida no Brasil
Modalidade internacional mais difundida no país, o Sectorball foi adotado no Brasil com o objetivo de levar uma de nossas modalidades ao continente europeu, a Regra Bola 12 Toques. A modalidade europeia, muito difundida no centro daquele continente, é semelhante às modalidades Disco 1 Toque e Bola 3 Toques praticadas há décadas no Brasil.
O Sectorball é a modalidade europeia de Futebol de Mesa mais difundida internacionalmente, na atualidade, e foi adotada no Brasil com o intuito de levar uma modalidade brasileira ao continente europeu, o que já ocorreu com a realização do I Campeonato Europeu de Futebol de Mesa na modalidade Bola 12 Toques. Vale salientar que a modalidade europeia é muito próxima das modalidades Disco 1 Toque e Bola 3 Toques praticadas há muito no Brasil.
A modalidade expandiu-se de forma sustentada a partir de um acordo firmado em 2009, entre a CBFM e a ISBF (International Sectorball Federation, com sede na Hungria). O maior acontecimento do Sectorball foi a realização, em 2012, do campeonato mundial no Brasil, o primeiro fora do continente europeu. Os jogadores são discos de 2 centímetros de altura por 5 centímetros de diâmetro, impelidos por réguas de plástico ou acrílico sobre mesas pintadas, com quase as mesmas dimensões da mesa de 12 Toques e Dadinho.
Em março de 2020, a FPFM promoveu a primeira competição fora da cidade de São Paulo. A Copa São Paulo foi disputada na cidade de São José do Rio Preto por 8 atletas, seis deles oriundos da modalidade Bola 3 Toques e dois da modalidade Bola 12 Toques.
Federação Internacional de Sectorball
Autor: Humberto Skavinsky de Alencar